A meditação sempre foi uma excelente prática para o cérebro e para quem deseja conquistar uma vida mais leve e focada. Por muito tempo ela foi relacionada às mais variadas religiões, mas ela não é necessária e unicamente de cunho religioso. Sem ter a pretensão de trazer um único conceito sobre o tema, meditar significa diminuir o seu volume de pensamentos, acalmar a mente e voltar a atenção para si e para o seu corpo.
Existem centenas de modelos e jeitos de se meditar pelo mundo afora.
E um deles é o mindfulness, conjunto de práticas de atenção plena e que tem ganhado cada vez mais o mundo (e o corporativo também).
Estamos praticamente inundados de informações e estímulos visuais durante todo o tempo, o que pode acelerar nossos pensamentos e, em muitos casos, nos trazer ansiedade excessiva. Soma-se a isso o fato de sermos seres complexos por natureza, com emoções e sentimentos que podem nos fugir ao controle. E ainda há o desafio das nossas relações pessoais e profissionais serem constantemente conflituosas.
Todos esses fatores influenciam no que chamamos de nossa saúde mental e que, se não cuidados, podem nos levar ao adoecimento, à perda da qualidade de vida e também influenciar na nossa produtividade no trabalho.
Eles ajudam – e muito – nesse objetivo, de manter nossa saúde mental em dia! O assunto pode ser aprofundado no blog da Tangerino, que ensina como implementar exercícios de mindfulness durante o expediente e seus benefícios dentro das empresas.
Nós da Amadoria acreditamos na força e na eficácia dessas práticas no ambiente de trabalho e, por isso, também ensinamos e praticamos nos nossos treinamentos e experiências.
E sua empresa, está preparada para adotar o mindfulness como estratégia de produtividade?
Conta pra gente aqui nos comentários.
______________________________
LUCIANA GALLO
Luciana Gallo é co-fundadora da Amadoria, facilitadora de processos colaborativos, de desenvolvimento pessoal, e de mudança organizacional. Mentora e palestrante, ajuda as pessoas a (re)significarem suas vidas e trabalhos. Atua na expansão do conhecimento e da consciência da pessoa e do profissional dentro das organizações e das comunidades.
Ter a saúde mental ou emocional é conservar frequentemente um estado de bem-es
A meditação sempre foi uma excelente prática para o cérebro e para quem dese
“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma